Atenção! As inscrições nos minicursos vão até 26/09.
As inscrições para os minicursos estarão abertas até 26/09/2025. Para validar a inscrição, é necessário anexar o comprovante de pagamento no formulário de inscrição.
Cada participante poderá se inscrever em mais de um minicurso, desde que não haja conflito de horários. Os encontros acontecerão nos dias 29/09, nos turnos da manhã, tarde e noite, e 30/09, no turno da manhã.
Ao todo, serão oferecidos três turnos de minicurso, totalizando 12 horas de atividades. Dessa forma, o participante poderá escolher entre fazer um minicurso de 4h mais um de 8h, ou até três minicursos de 4h cada.
Valores de inscrição
• 1 minicurso (4h) → R$15,00
• 2 minicursos (4h cada) ou 1 minicurso (8h) → R$22,00
• 3 minicursos (4h cada) ou 1 minicurso (8h) + 1 minicurso (4h) → R$30,00
Veja sobre os nossos minicursos:
Sobre o minicurso:
O minicurso irá buscar responder essa pergunta e introduzir os estudantes às principais ferramentas utilizadas na avaliação de respostas fisiológicas, das plantas frente a condições adversas, como aumento de temperatura, déficit hídrico e excesso de radiação. Serão discutidas técnicas de medição de parâmetros fisiológicos, como fotossíntese, fluorescência da clorofila, condutância estomática, entre outros. O minicurso proporcionará uma visão integrada sobre como as mudanças climáticas impactam a vegetação e quais metodologias podem ser aplicadas em pesquisas científicas na área.
Sobre o ministrante:
Marcel Merlo Mendes é Biólogo, Mestre em Biodiversidade Tropical e atualmente Doutorando em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui experiência em Fisiologia Vegetal e Ecofisiologia da Fotossíntese, atuando principalmente em pesquisas sobre as respostas das plantas frente às mudanças ambientais. É professor de Ciências e Biologia no Governo do Estado do Espírito Santo e tem ampla vivência em educação e pesquisa científica.
Sobre o minicurso:
O minicurso propõe uma discussão ampla sobre os princípios que orientam o manejo de animais silvestres, abordando aspectos legais, éticos e técnicos. Serão exploradas as práticas relacionadas à reabilitação, soltura e manutenção de animais em cativeiro, bem como as estratégias de manejo em populações naturais. Questões como tráfico de animais, e a importância do manejo para programas de conservação também serão incluídas. O curso permitirá aos discentes compreender a relevância do manejo adequado como ferramenta de proteção à biodiversidade.
Duração: 8 horas.
Sobre o ministrante:
Raphaela Martins de Carvalho é Bióloga, formada pela USP (FFCLRP), com especialização em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e Mestrado em Sustentabilidade pela EACH/USP. Atualmente é doutoranda em Ciências da Engenharia Ambiental na EESC/USP. Atua como Agente de Desenvolvimento Ambiental no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA-ES), com experiência em licenciamento ambiental de rodovias, ferrovias e aeroportos, além de sólida trajetória em gestão ambiental e pesquisa acadêmica.
Sobre o minicurso:
Este minicurso terá como foco o mosquito Aedes aegypti, importante vetor de doenças. Serão discutidos aspectos da biologia e do ciclo de vida do vetor, fatores ambientais que favorecem sua proliferação e as principais medidas de controle populacional. Além disso, o curso abordará os métodos de diagnóstico das arboviroses, destacando tanto os testes laboratoriais tradicionais quanto os avanços recentes em biotecnologia para a detecção rápida das doenças.
Sobre o ministrante:
Karina Schmidt Furieri é Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CEUNES). Graduada em Ciências Biológicas pela UFES, possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Sua pesquisa concentra-se em Ensino de Biologia, Ecologia e Sistemática de Odonata, com destaque para espécies que habitam fitotelmata, além de espécies raras ou ameaçadas de extinção. Também desenvolve estudos sobre a diversidade, ecologia e história natural de insetos na Mata Atlântica.
A conservação da biodiversidade depende, em grande parte, da manutenção da diversidade genética das espécies. Este minicurso abordará conceitos fundamentais da genética da conservação, destacando como a variabilidade genética garante maior resiliência a populações animais e vegetais diante de pressões ambientais. Além disso, serão discutidas técnicas de biologia molecular aplicadas ao monitoramento genético de populações.
Sobre as ministrantes:
Izabella Roque Marques é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES – campus São Mateus). É Mestranda no Laboratório de Biologia Celular e Genética Vegetal.
Fernanda Lopes Teixeira é Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Animal) pelo PPGBAN/UFES e graduada em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Tem experiência em Educação Ambiental, além de pesquisas em Genética e Genômica com foco em Conservação da Biodiversidade.
Sobre o minicurso:
Este minicurso discutirá metodologias inovadoras e criativas para o ensino da biologia. Serão apresentados exemplos de práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas, uso de tecnologias digitais, jogos didáticos e recursos visuais que podem tornar o ensino mais interativo e atrativo. O objetivo é estimular nos participantes a reflexão sobre o papel do professor como mediador do conhecimento e incentivá-los a aplicar estratégias diferenciadas que despertem maior interesse dos estudantes.
Sobre o ministrante:
Andressa Antônio de Oliveira é Doutoranda pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Campus Vila Velha), Mestre em Ensino na Educação Básica (UFES), com especialização em Educação Especial e Inclusiva (Multivix) e graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura/UFES) e Pedagogia (Faculdade Única). Atua como docente na Educação Básica, é coordenadora do Clube de Ciências "Conhecer Ciências" e empreendedora na área de modelos didáticos tridimensionais para o ensino de Ciências e Biologia. Desenvolve pesquisas em Inovação e Criatividade no ensino de Ciências/Biologia, além de integrar projetos como o Rio Doce Escolar (IFES/Fundação RENOVA) e os grupos de pesquisa INOCRIE e NEFOP.
Sobre o minicurso:
A restauração de ecossistemas degradados é uma demanda urgente frente ao avanço da degradação ambiental. Este minicurso terá como foco a apresentação de práticas de cultivo de espécies para projetos de reflorestamento, enfatizando aspectos como escolha de espécies, técnicas de produção de mudas e manejo inicial em campo. Também serão discutidos os princípios da restauração ecológica, os benefícios da recomposição de áreas florestais para a biodiversidade e para os serviços ecossistêmicos.
Sobre os ministrantes:
Ully Depolo Barcelos é Doutora em Oceanografia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Biodiversidade Tropical pela mesma instituição. Atua nas áreas de ecologia e ecofisiologia vegetal de manguezais e é pesquisadora em Análises Ambientais no Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA/UFES).
Maykol Hoffmann é graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela UFES, com experiência em Ecologia de Ecossistemas. Doutorando e membro do Laboratório de Gestão de Manguezal.. Também atuou como voluntário em pesquisas sobre gastrópodes de manguezal e diretor de projetos na Biológica Jr.
Sobre o minicurso:
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são ferramentas poderosas para a análise espacial e o planejamento ambiental. Neste minicurso, os alunos serão introduzidos aos fundamentos do geoprocessamento e às principais aplicações do SIG na conservação da biodiversidade. A proposta é apresentar tanto a base teórica quanto atividades práticas, estimulando o uso dessa ferramenta em pesquisas acadêmicas e em futuros projetos profissionais.
Sobre o ministrante:
Helia Del Carmen Farias Espinoza é Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UNIVALI e pós-graduada em Sensoriamento Remoto e SIG pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Graduada em Cartografia pela Universidad Tecnológica Metropolitana (Chile), tem ampla experiência em Geociências, Educação Ambiental e Geoprocessamento.
Atuou em projetos de pesquisa ligados à conservação da biodiversidade, comunidades tradicionais e gestão ambiental, com passagens pelo Centro de Estudos Espaciais da Universidade do Chile, pelo projeto REVIZEE e por iniciativas de mapeamento costeiro e topográfico no Brasil. Atualmente, participa de projetos de restauração de ecossistemas de manguezais e assessora a União Latino-americana de Pescadores Artesanais.
Sobre o minicurso:
A cafeicultura é uma atividade de grande relevância econômica, mas que enfrenta desafios relacionados à sustentabilidade. Este minicurso discutirá técnicas voltadas à produção de mudas de qualidade, essenciais para o estabelecimento de lavouras produtivas e duradouras. Serão abordados temas como preparo de substratos, propagação de plantas, manejo de viveiros e práticas agrícolas que contribuem para a conservação do solo, uso racional da água e redução de impactos ambientais.
Sobre os ministrantes:
Alex Campanharo é Agrônomo e Mestre em Agricultura Tropical (UFES) e Doutorando em Genética e Melhoramento (UFES – Campus Alegre). Técnico em Agropecuária e Meio Ambiente pelo IFES (antiga Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa), possui também graduação em Administração e especialização em Gestão Ambiental (UNIVC). Há mais de 14 anos atua como técnico agrícola na Fazenda Experimental da UFES – Campus São Mateus e, desde 2017, como consultor técnico nas culturas de Café Conilon e Pimenta-do-reino no Norte do Espírito Santo e Extremo Sul da Bahia.
Gleison Oliosi é Engenheiro Agrônomo (UFES, 2014), Mestre em Agricultura Tropical (UFES, 2017) e Doutorando em Genética e Melhoramento (UFES – Campus Alegre). Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola de Boa Esperança (2009), atua como servidor público da UFES na Fazenda Experimental do Campus São Mateus. Desenvolve pesquisas com foco na cultura do Café Conilon (Coffea canephora), envolvendo melhoramento genético, sistemas agroflorestais, fisiologia, manejo, conservação do solo e nutrição.
Sobre o minicurso:
A escassez de água é um dos maiores desafios para a agricultura e para os ecossistemas naturais. Este minicurso apresentará os principais indicadores fisiológicos utilizados para avaliar o estresse hídrico em plantas, como potencial hídrico, fechamento estomático, e eficiência no uso da água. Os estudantes terão contato com a importância desses parâmetros para pesquisas científicas e para o desenvolvimento de estratégias de manejo agrícola mais resilientes às condições de seca.
Sobre o ministrante:
Pablo Henrique Nunes de Carvalho é Engenheiro Florestal (UFRA), Mestre em Ciências Florestais e Ambientais (UFT) e Doutor em Fisiologia Vegetal (UFV). Especialista em hidráulica de plantas, atua nas áreas de ecofisiologia vegetal, fisiologia do estresse, silvicultura adaptativa e melhoramento genético, com foco em como as plantas respondem a condições adversas, como seca e alagamento. Possui ampla experiência em pesquisa de campo e casa de vegetação, utilizando técnicas de análise fisiológica, bioquímica e morfológica. Sua trajetória inclui trabalhos com espécies nativas da Amazônia e Cerrado, além de pesquisas aplicadas à tolerância de clones de eucalipto ao estresse hídrico e alagamento. Atualmente, participa de projetos voltados à seleção de genótipos adaptados e ao desenvolvimento de florestas mais resilientes frente às mudanças climáticas, unindo ciência, sustentabilidade e inovação no setor florestal.
Ferramentas e Técnicas para Avaliação do Estresse Vegetal em Respostas às Mudanças Climáticas (8h - inicia de manhã e continua à tarde)
SIG Aplicado à Conservação (4h)
Aedes, suas arboviroses e métodos de diagnóstico
Produção de mudas e práticas sustentáveis na cafeicultura (8h - inicia de manhã e continua à tarde)
Manejo de animais silvestres
Continuação: Ferramentas e Técnicas para Avaliação do Estresse Vegetal em Respostas às Mudanças Climáticas (8h)
Genética e Conservação da Biodiversidade Animal e Vegetal (8h - inicia à tarde e continua à manhã seguinte)
Continuação: Produção de mudas e práticas sustentáveis na cafeicultura (8h)
Missão Inovar: Estratégias Criativas para o ensino de Biologia na Sala de Aula (4h)
Indicadores fisiológicos do estresse à seca (4h)
Restauração Ecológica: práticas de cultivo para reflorestamento (4h)
Continuação: Genética e Conservação da Biodiversidade Animal e Vegetal (8h)