CONHEÇA NOSSOS PALESTRANTES!
Doutor em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com estágio doutoral no Institute of Hydrology (Reino Unido). Atuou como pesquisador titular no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA) e é professor titular na Universidade de Taubaté (UNITAU). Desde 1997, é professor permanente da pós-graduação em Meteorologia do INPE, com vasta atuação em micrometeorologia, camada limite planetária e clima da Amazônia. Já orientou dezenas de mestres e doutores em diferentes programas de pós-graduação (INPE, UNITAU, ITA) e possui mais de 180 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Participou de importantes experimentos científicos na Amazônia, como os projetos ABLE, ABRACOS, LBA e GoAmazon, além de atuar como avaliador da CAPES, CNPq e FAPESP. Foi editor da Revista Brasileira de Meteorologia e revisor de periódicos internacionais de alto impacto. Coordena projetos financiados por agências como CAPES, CNPq e AEB, e é palestrante regular sobre mudanças climáticas na Escola Superior de Guerra (ESG).
Meteorologista, pesquisador e especialista em gestão ambiental, com atuação no INCAPER. Bacharel em Meteorologia pela UFPA, com experiência em meteorologia agrícola, climatologia, mudanças climáticas, hidrologia e sistemas agroflorestais. É tecnólogo em Gestão Ambiental e especialista em Sustentabilidade e em Gestão de Emergências em Saúde Pública (Instituto Sírio-Libanês), com foco em eventos climáticos extremos e saúde ambiental. Cursou mestrado em Engenharia Ambiental na UFES e possui formações complementares em Física, Matemática e Eletrônica. Atua também como consultor técnico na Akios Air Quality e inspetor federal do CREA-ES. Atualmente desenvolve pesquisas voltadas às interações entre clima e ambiente no Espírito Santo.
Doutor em Oceanografia Física pela University of New South Wales (Austrália), Mestre em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Possui dupla graduação pela Universidade Federal do Rio Grande: em Engenharia Química (1988) e em Oceanografia (1990). É professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com ampla experiência na área de Oceanografia.
Atua principalmente nos temas de modelagem numérica, circulação oceânica, hidrodinâmica e sensoriamento remoto. Ao longo da carreira, desenvolveu pesquisas com foco na compreensão de processos físicos oceânicos por meio de ferramentas computacionais e observacionais. É referência na aplicação de modelos numéricos na análise da dinâmica costeira e oceânica, integrando múltiplas abordagens para o estudo de sistemas marinhos.
Graduado em Ciências Biológicas pela Escola Superior São Francisco de Assis (2008), é Subsecretário Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA/ES). Atuou como Gerente Estadual de Vigilância em Saúde (a partir de março de 2020) e exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde de São Roque do Canaã/ES por 3 anos e 2 meses.
Possui ampla trajetória na área da saúde pública, Chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da Região Metropolitana por 4 anos, e Chefe da Vigilância Sanitária do município de São Roque do Canaã. Atuou ainda como Agente de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças por 9 anos e como Auxiliar Técnico de Laboratório em atividades de campo.
É membro do Conselho Fiscal do COSEMS/ES (Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Saúde) e já integrou o CONASEMS, no Grupo Técnico de Trabalho de Vigilância em Saúde. Desde 2019, é membro da ProEpi (Associação dos Profissionais de Epidemiologia de Campo).
Possui quatro especializações: pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG, pela Fiocruz/DF, pela EMESCAM/ES e pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (RJ). Desde 2015, é professor de cursos de pós-graduação na EMESCAM.
Atua como pesquisadora no INCAPER desde 2013, onde coordena o Laboratório de Fisiologia Vegetal e Pós-colheita.
É Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Biologia Vegetal da UFES, além do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré. Na pós-graduação, leciona as disciplinas de Ecofisiologia Vegetal, Propagação de Plantas, Bioestimulação de Plantas em Agrossistemas e Seminário.
Desenvolve atividades de docência no curso de Agronomia do Centro Universitário FAESA – Polo Linhares. Atua ainda como Gestora dos Trabalhos de Conclusão de Curso desse curso. É idealizadora do curso de Pós-Graduação em Fisiologia e Proteção de Plantas da FAESA.
Sua atuação em pesquisa concentra-se nas áreas de Fisiologia do Crescimento e Desenvolvimento de Plantas, Botânica, Bioquímica e Ecofisiologia, com foco na compreensão dos mecanismos de resposta das plantas aos estresses ambientais e nos fatores que induzem o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. Seu objetivo é desenvolver estratégias de manejo que aumentem a tolerância das plantas ao estresse e melhorem produtividade e qualidade.
É doutor em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2014), mestre em Biociências/Ecologia e Conservação (PUCRS, 2010) e graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS (2007). Realizou quatro pós-doutorados: em Zoologia Evolutiva (PUCRS, 2016), em Ecologia (UFRPE, 2020), em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB, 2021) e em Ecologia e Biodiversidade (UNESP, 2025).
Atuou como pesquisador no Programa de Capacitação Institucional do Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA (2021–2022), gestor de sustentabilidade no Comitê Olímpico do Brasil (2022–2023) e pesquisador no Centro de Pesquisas em Biodiversidade e Mudanças Climáticas da UNESP (2024–2025). Atualmente é Pesquisador Adjunto – Classe I do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), vinculado à Coordenação de Ciências.
Suas linhas de atuação concentram-se em ecologia aplicada, zoologia aplicada, padrões de biodiversidade, biologia da conservação, evolução, biogeografia, genética animal, biologia computacional e sustentabilidade. Seu trabalho integra ciência, inovação e gestão de recursos naturais, com foco no desenvolvimento sustentável e na conservação da biodiversidade.
Atualmente, exerce a função de Superintendente Regional de Educação em Linhares, sendo responsável por representar os municípios de Linhares, Sooretama, Rio Bananal, Aracruz, Ibiraçu e João Neiva. Também atuou como Supervisor Escolar na Superintendência Regional de Nova Venécia (ES), contribuindo diretamente para a articulação entre políticas públicas e a realidade educacional capixaba.
André Felipe é graduado em Ciências Biológicas – Licenciatura (2014) e mestre em Biodiversidade Tropical (2018), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui sólida experiência como docente na Educação Básica e no Ensino Superior, com atuação nas áreas de Ensino de Biologia, Bioquímica e Fisiologia Vegetal.
É Doutora em Biologia Animal pela UFES. Possui ampla experiência com consultoria ambiental na área de fauna, atuando tanto como Responsável Técnica quanto na elaboração de Planos de Trabalho voltados ao licenciamento ambiental e ao cumprimento de condicionantes. Entre 2022 e 2023, coordenou o Resgate de Fauna em uma importante obra de Macrodrenagem conduzida pela SEDURB.
Coordenou um projeto de investigação sobre assinaturas genéticas de peixes do rio Doce, comparando os períodos anterior e posterior ao rompimento da barragem de rejeitos. É doutora em Ciências Biológicas – Biologia Animal (PPGBAN/UFES), com foco em filogenia molecular e biogeografia de peixes de riachos, e mestre em Biodiversidade Tropical (PPGBT/UFES).
Atualmente é Gerente de Biodiversidade e Biotecnologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (SEAMA). Atua diretamente no subsídio técnico para a formulação de políticas públicas e programas estruturantes voltados à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento da biotecnologia no estado. Também representa o Governo do Espírito Santo em pautas nacionais relacionadas às temáticas ambientais.
É Pesquisador Adjunto em Socioecologia no Instituto Nacional da Mata Atlântica (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e referência em estudos interdisciplinares sobre sustentabilidade, governança socioambiental e conservação da biodiversidade.
Graduado em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí, mestre em Conservação da Natureza pelo University College London (Reino Unido) e doutor pelo Programa Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui ainda dois pós-doutorados: no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e no Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autônoma de Barcelona.
Sua atuação combina pesquisa, educação e extensão em quatro frentes principais: Sistemas Socioecológicos e Governança Socioambiental, Dinâmicas Coevolutivas em Redes de Aprendizagem e Inovação, Etnoecologia e Etnoconservação e Educação e Comunicação Científica.
Participa ativamente como conselheiro e assessor de diversas organizações nacionais e internacionais ligadas à conservação marinha e costeira, incluindo ONU, Future Earth, Instituto Linha D’Água e Fundação para a Sustentabilidade do Oceano. Foi recentemente convidado a integrar o Conselho Internacional de Ciência, reconhecimento por sua contribuição científica para o bem comum.
Sua pesquisa e prática têm como foco o fortalecimento da cidadania socioambiental e o aperfeiçoamento da governança ambiental em múltiplas escalas — do local ao global —, com especial atenção ao Bioma Mata Atlântica e à zona costeira brasileira.
É graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestre e doutor em Entomologia, com ênfase em Ecologia, pela Universidade Federal de Viçosa (1999 e 2007). Atua no ensino superior desde 2001, tendo lecionado como professor adjunto no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2009–2013), onde coordenou o Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais, foi orientador no Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e atuou como assessor de meio ambiente e sustentabilidade.
Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus. É coordenador do Laboratório de Educação Ambiental/Núcleo de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Biologia, orientador no Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO – nucleado na UFMG) e diretor de Interlocução com a Sociedade pela Pró-Reitoria de Extensão da UFES.